este projeto de restauro da Igreja São Francisco de Assis, situada na região do butantã, foi solicitada ao arquiteto Riccardo Testi no ano de 1997.
o Pároco apresentou a edificação existente e solicitou uma interferência através de um projeto arquitetônico que propiciasse à comunidade + uma Igreja com um traçado com uma característica mais contemporânea.
o programa consistia em + aumento do espaço no interior da Igreja para atender a uma quantidade maior de pessoas da comunidade; uma sacristia para atender as necessidades paroquiais; um setor de administração e apoio ao fiél.
devido às condições precárias existentes no corpo já edificado e da "falta de recursos"; o projeto foi feito de forma bem simples. Foi feita uma ampliação no edifício existente, inserindo em sua geometria + um "quadrado" a mais, e dois menores para os anexos nas laterais deste corpo principal, formando assim a implantação em "cruz"; simples e elegante. Fazendo a "conotação de um Cruz" para quem a "Observa do Alto".
foram "Preservados" os "Nichos" já existentes da Igreja antiga, para "permanecerem" como "Mémória" da anterior; estes são os "Locais", aonde os fiéis Conservam as Imagens, estas são as "Homenagens" realizadas pelos Fiéis aos Santos da Igreja, conforme, "tradição" local;
No "Novo Corpo" edificado da Igreja, foi inserido um "pé-direito similar" ao da existente, e , como "Detalhe de Intervenção" da "Nova Igreja", foram inseridas + "tesouras metálicas", ao ínves das convencionais + de madeira.
Os "volumes laterais" são + de um lado, a Sacristia; e do outro, o setor administrativo.
A execução da sua construção foi rápida + foi feita em 1 (um) mês.
Não houve "Acompanhamento e nem Gerenciamento da Obra", fato este, que ficou bem evidenciado, pois, observamos que ficou aparente a caixa d´água na lateral a direita.
A comunidade ficou "muito satisfeita" com o Projeto e com a Igreja edificada.
Na "Entrada Principal", foi inserida um porta "muito alta" de madeira.
As próprias pessoas quando adentram ao espaço edificado, "sentem-se" como que "transportadas" naturalmente para + "um local de Paz e Serenidade".
Costumam dizer que + "Faz Lembrar" as "Igrejas do Interior"...